UM OBJECTO E SEUS DISCURSOS - PRELO DE LITOGRAFIA DO SÉCULO XIX 04/10

07 OUT.
ÁRVORE - COOPERATIVA DE ACTIVIDADES ARTÍSTICAS

Convidados:
ANA TORRIE
HENRIQUE SILVA
JOSÉ EMÍDIO

Descrição:
As oficinas da Cooperativa Árvore (atualmente gravura, litografia, serigrafia, cerâmica, fotografia e multimédia) são um espaço de liberdade criativa, estudo e pesquisa onde, desde o final dos anos 1970, gerações de artistas têm realizado suas obras. A existência das oficinas e a sua atividade materializam a singularidade da Árvore, enquanto espaço de convergência e multidisciplinaridade, e as edições permitem o acesso às obras de arte por inúmeros clientes. O singular prelo de litografia do século XIX será o argumento para uma conversa entre uma jovem artista (especialista na obra gráfica, domina as diversas técnicas) e o fundador das oficinas (durante vinte anos seu diretor). Ambos promovem a liberdade de impressão. Venha experimentar.

Mais Informações em:
http://www.umobjetoeseusdiscursos.com/

UM OBJETO
E SEUS
DISCURSOS
POR
SEMANA

O desafio que lançámos à cidade de se revelar através de conversas semanais em torno do seu património material e imaterial deu origem a um dos nossos projetos mais ambiciosos. Com mais de 100 convidados todos os anos, e a um ritmo semanal, os ciclos a que intitulámos Um Objeto e seus Discursos por Semana inscrevem-se hoje de forma particularmente viva na rotina cultural da cidade do Porto.

Na sua simplicidade concetual e frugalidade organizativa, esta iniciativa conseguiu transformar-se num veículo peculiar de reativação patrimonial, de descoberta do território urbano e de ligação à nossa identidade cultural, passada e presente.

Ao longo das várias edições, complementamos o sistemático puzzle de histórias que foi sendo montado desde o início, em 2014, através do património municipal, de grandes instituições da cidade, de objetos de natureza diversa que estão no domínio privado, mais ou menos inacessível.

Falamos de património, e portanto de valor absoluto, com importância cultural, histórica, arquitetónica, paisagística, arqueológica, industrial, científica, gastronómica, até mitológica e do imaginário coletivo local.

É desta forma que entramos em museus, bibliotecas e praias, mas também em associações, restaurantes e barcos, cemitérios, laboratórios ou jardins e hospitais. Debatemos objetos museológicos e simultaneamente ideias, valores e sabores; cruzamos convidados dos quadrantes sociais e dos saberes mais diversos – da engenharia à pesca, passando pelas artes, pela saúde ou pela fé.

Um Objeto e seus Discursos por Semana é conhecimento, inclusão e circulação. É uma experiência de cidade. De toda uma cidade que se projeta no futuro através do amor que nutre pela sua história.

Rui Moreira
Presidente da Câmara
Municipal do Porto

BILHETES

Todas as sessões são gratuitas com entrada limitada à lotação dos espaços. Garanta semanalmente o seu lugar levantando bilhete (máximo dois por pessoa) nos locais habituais (Rivoli, Teatro Campo Alegre e Museus Municipais).

Se pretender reservar lugar na totalidade das sessões poderá adquirir um bilhete geral por 10 euros e levantar semanalmente o respetivo ingresso até 48 horas antes da sessão, nos mesmos locais ou em www.bilheteiraonline.pt