TERÇAS -FEIRAS COM ARTE - A ESTÉTICA PESSOANA NO MODERNISMO PORTUGUÊS 26/04

 TERÇAS - FEIRAS COM ARTE
O Lado Oculto da Investigação
CONVITE / CICLO DE CONFERÊNCIAS

A Direcção da Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL convida para o Ciclo de conferências do projecto "Terças - Feiras com Arte: O lado Oculto da Investigação"

O LADO OCULTO DA INVESTIGAÇÃO

A programação que agora dá continuidade na Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL em articulação com a Unidade Técnico Científica [UTC] de Estudos Culturais e Sociais e o Núcleo de Investigação Estudos de Arte e do Património [NEAP] da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto tem como principal objectivo divulgar a produção científica desenvolvida em Portugal e no estrangeiro, quer em contexto de Cursos de Mestrado (2.º ciclo), quer de Doutoramento (3.º ciclo). Prevê-se ainda a possibilidade de participação de Pós-Graduados e ou outros Investigadores, cuja pesquisa e produção sejam um contributo para o conhecimento das Artes, da Cultura e do Património. Incluindo diferentes modelos, previstos no Ensino Superior português ou de outros países. Os temas das dissertações, projectos, Estágios (2.º ciclo), assim como os temas das Teses ou Projectos de Doutoramento que se pretendem partilhar incidem em áreas científicas culturais e artísticas complementares, sendo transmitidos pelos respectivos autores, decorrendo de um levantamento que tem vindo a ser realizado e terá continuidade. Mostrar-se-á o lado oculto dos processos, procurando elucidar, desconstruir representações que subsistem e dando visibilidade à exigência, rigor e qualidade da investigação concretizada.

ABRIL
A ESTÉTICA PESSOANA NO MODERNISMO PORTUGUÊS
30 | ABRIL 2019 | 18H00

MARIA DE FÁTIMA LAMBERT
Professora Coordenadora
Professora decana ESE
Coord. 1º Ciclo Gestão do Património
Coord. Mestrado Património, Artes e Turismo Cultural
Coord. NEAP - Núcleo de Estudos Artísticos e do Património
UTC Estudos Culturais e Sociais

Dissertação de Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea - Estética - Faculdade de Filosofia de Braga - UCP
Orientador: Prof. Doutor Mário Garcia
Data: Junho 1986

Sinopse:
Uma "possível" estética Pessoana deduz-se não apenas dos seus escritos acerca desta temática, como também da própria vertente poético/plástica da sua poesia ortónima e heterónima, e as confidências do Livro do Desassossego. Destes poemas e desta prosa "artística" e "ontológica" emerge uma imagética que se aproxima de elementos específicos das tendências estéticas, dos movimentos e correntes que foram seus contemporâneos: Cubismo e Futurismo, chegados do exterior; Sensacionismo e Interseccionismo teorizados pelo próprio Pessoa, ele mesmo, e Álvaro de Campos. Ainda de salientar a frutífera interrelação que lhe advém dos contactos que então se verificavam entre a plêiade artística e literária entre nós, e que se traduziu em publicações artístico-literárias como Orpheu, Portugal Futurista, Ícaro, Centauro, Contemporânea, Athena,... Nos seus heterónimos 'visualizam-se' frases de sentido polissêmico provenientes de uma profunda análise interior, que convergem para uma metafísica poética."

Maria de Fátima Lambert