EXPOSIÇÃO DE ANA ISABEL HITZEMANN 28/09

A Artista Ana Isabel Hitzemann e a Curadora Marzia Bruno têm a honra de convidar V. Exa. para a inauguração da exposição Percepção e Realidade albergada pela Fortaleza de São João da Foz, no dia 29 de setembro de 2017, das 18h30 até às 23h30.

Percepção e Realidade é o denominador comum que circunscreve esta exposição individual de Ana Isabel Hitzemann ao apresentar uma série de doze trabalhos de pintura realizada entre 2012 e 2016. Na senda da série “Pausa Quebrada”, composta por dez pinturas e exposta em 2007, a artista remete-a para a apuração emocional, a captação da realidade e a mudança de perspetiva da representação, criando um espaço de possíveis. O espaço pictórico torna-se mais amplo e a parcialidade pictórica dos bancos dá lugar à integralidade. A intervenção curadorial na Fortaleza de São João da Foz integra doze pinturas que se apropriam de paisagens, atribuindo-lhes novos sentidos, e cria um diálogo entre o espaço histórico e obras que refletem uma realidade identitária de ambientes exteriores. Este diálogo, enquanto catalisador e difusor, possibilita reflexões e interpretações à volta da vivência do lugar, potencializado pela experiência da fruição quotidiana dos bancos.

Torna-se assim evidente a aglutinação no discurso curadorial da “desconstrução do sossego” das obras e dos lugares, a sua integração neste espaço histórico e a função simbólica atribuída ao ato da descodificação. Deste modo, cria-se uma trama de referências e sensações através da convergência entre o binómio espaço-obras, sincronização áudio e vivências de momentos e lugares, remetendo à memória detalhes intimistas de espaços partilhados.

:::

Ana Isabel Hitzemann nasceu no Porto em 1954. Onde reside e trabalha. Frequentou de 1972 a 1974 a Escola Superior de Belas-Artes do Porto, tendo posteriormente frequentrado durante vários anos o atelier do Professor Joaquim Machado.
Frequentou mais tarde vários cursos de formação artísica da Cooperativa Àrvore. Graduou-se pela Noth Light Art School de Cincinnati - Ohio, no ano de 1992.

:::

Aproveitamos o ensejo para informar que o horário de recepção será das 14h30 às 19h nos restantes dois dias da vigência da exposição.