INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO FLOATING ISLANDS 01/08-12/09

A Direcção da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL. em parceria com os Maus Hábitos têm o prazer de convidar para a inaguração da exposição Floating Islands que se realiza no dia 1 de Agosto de 2015, Sábado, às 17h00 na Árvore.

Um grupo de ilhas flutuantes constitui um arquipélago sem formação fixa. As ilhas estão à mercê de ventos e correntes que agarram os seus contornos, abaixo e acima da água, por isso tanto podem estar à mão de semear umas das outras, como distantes a seguir.
O tempo de viagem entre elas é imprevisível, as rotas torcem-se e desviam-se.
No entanto, ideias movem-se entre as ilhas como navios mercantis. Algumas nunca chegam ao seu destino, são levadas por uma qualquer corrente e desaparecem para além da linha de horizonte. As que chegam ao seu destino submetem-se a um processo de aculturação. Como na ilha de Ellis, nomes são mal entendidos, transpostos para uma língua estranha ao seu som original. Algumas ideias são postas em quarentena por tempo indefinido.
Mas outras ideias transpõem estes obstáculos, e quando vingam num par de ilhas, são recebidas calorosamente por outras, e esgueiram-se para as restantes como num barco de contrabando na calada da noite. Alianças entre ilhas são formadas, são feitas tentativas de criar uma federação.
Em alguns dias, quando a ilhas convergem umas próximo das outras, são feitas eleições e aprovam-se leis entre elas. São atirados grossos cabos duma ilha para outra, e por um momento as ilhas formam uma jangada.

Floating Islands é um projecto promovido pela Saco Azul Associação Cultural em conjunto com o Maus Hábitos, a Cooperativa Árvore e a Quinta da Mestra, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura/ DGARTES e o Município do Porto.

ENTRADA LIVRE

Exposição patente até dia 12 de Setembro de 2015.