EXPOSIÇÃO "PORTO DE VIRTUDES" 29/06-29/06

 CONVITE

EXPOSIÇÃO "PORTO DE VIRTUDES"

O Reitor da Univeridade do Porto, a Direcção da Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL., a Directora da Faculdade de Letras da Univerisidade do Porto e a Coordenadora Científica do CITCEM têm o prazer de o convidar para a apresentação pública do projecto "Porto de Virtudes" , desenvolvido pelo Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O evento terá lugar na Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL., pelas 18h30 do próximo dia 29 de Junho.

Será servido um Porto de Honra.

 

FLUP e Cooperativa Árvore apresentam “Porto de Virtudes”. Um projeto desenvolvido pelos estudantes do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual.

A Universidade do Porto, em parceria com a Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas e a Câmara Municipal do Porto, apresenta o projeto Porto de Virtudes. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da Faculdade de Letras da U. Porto, este projeto foi distinguido com um dos 10 Prémios de Inovação Pedagógica UP 2017. Envolvendo um conjunto de 22 estudantes, o projeto teve dois objetivos principais: a aprendizagem de um processo de investigação sobre uma paisagem histórica urbana e a criação de um programa cultural.

O lugar das Virtudes dominado, no século XVIII por uma quinta periurbana, foi alvo de um importante conjunto de transformações, na passagem para o século seguinte: a criação de um passeio público e a consolidação da sua frente urbana. Uma parte dos terrenos da quinta daria ligar a um horto fundado por José Marques Loureiro (1830-1898) , que se manteve até ao século XX, sendo posteriormente transformado em Jardim Público pela Câmara Municipal do Porto. O Passeio das Virtudes constitui hoje o único espaço verde da área classificada como Património Mundial.

O Passeio, o jardim, as habitações, a malha urbana e todos os equipamentos que o integram fazem das Virtudes um espaço de notável interesse patrimonial. As singulares características deste conjunto são já descritas em finais do século XVIII, salientando-se o seu valor paisagístico. Procura-se agora entendê-lo no sentido de o revalorizar e aproximar da cidade, indo ao encontro das políticas de dinamização e transformação do lugar num polo cultural e de lazer.

“Porto de Virtudes” pretende dar a conhecer esta paisagem histórica urbana a partir de um diversificado conjunto de atividades, a decorrer entre os dias 29 de junho e 01 de julho: uma exposição virtual na plataforma Google Arts & Culture, a exposição física a ser inaugurada nos jardins da Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas e um programa de visitas temáticas e workshops artísticos (inscrições gratuitas e limitadas às vagas existentes).

O projeto, coordenado pela FLUP, conta com a colaboração de várias entidades como a UP, o CITCEM, a Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas e a Câmara Municipal do Porto.

A apresentação pública de “Porto de Virtudes” terá lugar na Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, na Rua Azevedo de Albuquerque, Porto, no dia 29 de junho pelas 18h:30. Contará com a presença do Magnífico Reitor da UP, Prof. Doutor Sebastião Feyo, dos vice-reitores Prof. Fátima Marinho e Prof. Pedro Teixeira, do pró-reitor Prof. Fernando Remião. Foi ainda confirmada a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira.

Facebook: https://www.facebook.com/PortodeVirtudes/
Instagram: https://www.instagram.com/portodevirtudes.flup/?hl=pt